O Terrier Tibetano é uma raça originária do Tibete. Apesar do nome, este cachorro não faz parte do grupo dos terriers. A raça recebeu este nome de viajantes europeus que ao conhecê-la, identificaram grande semelhança com os cães terriers.
Considerado um maravilhoso , o Terrier Tibetano é um cachorro resistente, de porte médio e silhueta geralmente quadrada. É uma raça alegre, de boa natureza, leal, com maneiras muito cativantes. Extrovertido, o Terrier Tibetano é um cachorro inteligente, alerta e brincalhão. Não é violento, nem bringuento, entretanto não demonstra muita afeição por pessoas estranhas.
O focinho é preto, os olhos e as pálpebras são escuras. O stop é marcado em frente aos olhos, sem ser exagerado, bem recoberto por pelos longos, que caem à frente do rosto. A raça apresenta uma pequena barba, que não deve ser exagerada. O corpo é bem musculoso e compacto. A cauda é de inserção alta, bem franjeada.
Uma das características do Terrier Tibetano são os pés chatos e largos, com pelos entre os dedos. Por esse motivo, é uma raça que está apta a andar em regiões montanhosas e caminhar na neve.
A pelagem do Terrier Tibetano tem um longo ciclo de crescimento, e como resultado necessita de tosa regular. A pelagem é dupla, com um sub-pelo lanoso, o que permite a raça suportar temperaturas muito baixas durante o inverno. A pelagem de cobertura é fina, lisa ou ondulada, nunca encaracolada. Não é tão longa ao ponto de tocar o chão, como é típico em outras raças de cães como o ou ainda o Todas as cores são permitidas, incluindo branco, dourado, creme, cinza ou fumaça, preta, particolor ou tricolor, exceto as cores fígado e chocolate. O ouro é o mais raro.
O Terrier Tibetano pode variar amplamente em altura e peso. O tamanho dos exemplares da raça varia entre 36 e 41 cm, medidos sempre a altura da cernelha. |