O Dogue de Bordeaux, também conhecido em alguns países como Mastiff Francês, é um cão de grande porte do tipo mastiff, considerado um excelente cão de guarda, alerta, fiel, muito forte e musculoso.
História da Raça Dogue de Bordeux
O Dogue de Bordeaux é um dos mais antigos cães franceses, provável descendente dos dogues alemães. Em meados do século XIX, estes antigos dogues não eram reconhecidos em outro lugar além da Aquitania. Foram utilizados na caça de grandes animais, como o javali, em combates, na guarda de propriedades e do gado. Em 1863, aconteceu em Paris, no "Jardin d’Acclimatation", a primeira exposição canina francesa.
Os Dogues de Bordeaux participaram desta exposição com seu nome atual. Existiam, no entanto, diferentes tipos: o tipo de Toulouse, de Paris e de Bordeaux, que é a origem da raça tal qual a conhecemos hoje. A criação da raça sofreu bastante durante as duas guerras mundiais, a ponto de ter sido ameaçada de extinção. Após a segunda guerra, retomou seu desenvolvimento, especialmente a partir dos anos de 1960.
Descrição da Raça Dogue de Bordeaux
Assim como outros cães do tipo mastiff, a raça Dogue de Bordeaux apresenta personalidade forte e é especialmente fiel ao seu dono. É um cão bastante popular na França, e é mais apreciado como cão de guarda e como cão de companhia.
O Dogue de Bordeaux é um cachorro carinhoso e leal com a sua família. Antigo cão de combate, o Dogue de Bordeaux, desenvolveu ao longo do tempo uma especial capacidade para desempenhas as funções de cão de guarda, que assume com atenção e grande coragem, porém, sem agressividade. É frequentemente descrito como um bom cão de companhia, muito apegado ao seu dono e muito afetuoso. Calmo, equilibrado, com alto limiar de estímulo. Os cães machos geralmente apresentam caráter dominante.
O Dogue de Bordeaux é um cão de grande porte, mede de 59 a 69 cm na altura da cernelha. O peso fica entre os 38 e os 46 kg. |