O Griffon de Bruxelas é um pequeno e gracioso cão de companhia, muito vivo, de notável inteligência e muito bem balanceado. É um cachorro curioso, de temperamento alegre e está sempre interessado no que acontece ao seu redor.
História da raça Griffon de Bruxelas
As origens desta raça, assim como acontece com tantos outros cães são pouco conhecidas, ou pelo menos confusas, tanto que são vários os países que a disputam. Segundo os holandeses, a origem do Griffon de Bruxelas deve ser buscada em uma antiga raça de pelagem áspera já praticamente extinta, chamada smoushondje. Já os ingleses atribuem-se a origem afirmando que o primeiro exemplar nasceu em 1873, a partir do cruzamento de um com outro cão do tipo terrier. Para os alemães, finalmente, não se trataria de outra coisa que não uma variedade do pequeno griffon alemão, o .
Entretanto, tudo permite supor que o primeiro cão do tipo griffon, com características muito semelhantes ao atual, tenha de fato nascido na Bélgica, nos arredores de Bruxelas, o que atribuiu o nome a raça, que é nos dias de hoje reconhecidamente uma raça belga. Já no século 19, de acordo com o standard da raça, cruzamentos com o Ruby King Charles Spaniel e o Pug produziram exemplares com a pelagem preta e fixaram o tipo atual. Em 1883, foram registrados no Livro de Origem de St. Hubert os primeiros cães da raça Griffon de Bruxelas.
Aparência e descrição da raça Griffon de Bruxelas
A raça é dividida em três variedades distintas, dependendo do tipo e coloração da pelagem, e cada uma é conhecida por um nome diferente. Além do próprio Griffon de Bruxelas, de pelagem mais avermelhada, há ainda o Griffon Belga e o Petit Brabançon, também chamado de Brabantino.
Este pequeno é uma raça bem balanceada, elegante e com boa ossatura. É um cão alerta, orgulhoso, robusto, elegante em seus movimentos e atrai a atenção pela expressão quase humana.
A cabeça é a parte mais característica, típica dos cães da raça Griffon de Bruxelas. Este cachorro tem uma cabeça grande quando comparada ao tamanho do corpo e apreseta um stop muito pronunciado. De coloração preta, a trufa é larga, colocada no mesmo nível dos olhos. O focinho é bastante curto, a ponto de nunca exceder o tamanho de 1,5 cm. Outra característica marcante, é a mandíbula curvada para cima, larga, nitidamente prognata.
Os olhos são largos, bem separados entre si, redondos, mas não protuberantes. A cor dos olhos costuma ser castanha, em tons escuros. As orelhas são tipicamente pequenas, portadas semi-eretas e caídas para a frente. A cauda do Griffon de Bruxelas é inserida e portada alta, portada para cima, com a ponta em diração ao dorso, mas sem tocá-lo e sem ser espiralada.
O tipo, a cor e a qualidade da pelagem é o que diferencia uma variedade da outra. O Griffon de Bruxelas e o Griffon Belga apresentam pelagem dura, com a presença de subpelo. O pelo é naturalmente áspero, ligeiramente ondulado, não crespo. Já o Petit branbançon, também conhecido como Brabantino apresenta a pelagem mais curta, com pelo áspero, plano e brilhante. Outra característica distintiva é a guarnição da cabeça (barba e bigode). Nos griffons, a guarnição começa debaixo do eixo- trufa-olhos, e vai de uma orelha a outra, cobrindo o focinho e asbochechas com os pelos mais compridos do que no resto do corpo. O pelo deve ser mais longo também acima dos olhos, foramando as típicas sobreancelhas.
A cor da pelagem é outra característica que diferecia as três variedades. Enquanto o Petit Brabançon apresenta as mesmas cores dos griffons, porém com uma máscara preta, os griffons diferem entre si em relação a cor da pelagem. O Griffon de Bruxelas tem a pelagem vermelha ou avermelhada, às vezes com um pouco de preto na guarnição da cabeça. Já o Griffon Belga apresenta pelo preto puro, ou preto e castanho, cores que o standard oficial dá preferência. No entanto, o preto misturado com vermelho também é aceito.
Esta é uma raça considerada de pequeno porte. Os exemplares adultos, tanto machos quanto fêmeas pesam em média de 3 a 6 kg.
Temperamento da raça Griffon de Bruxelas
O Griffon de Bruxelas é um cão gracioso, extremamente afetuoso, apegado ao dono, considerado muito inteligente e atento. É uma raça que não apresenta nenhuma agressividade, porém é um cão vigilante, orgulhoso, alerta e de temperamento vivo. Os cães deta raça são frequentemente descritos como ousados, teimosos, travessos e dotados de autoconfiança. É sem dúvida, um cachorro companheiro, ativo e muito divertido.
Apesar de toda essa vivacidade e do alto nível de energia desses divetidos cãezinhos, não podemos esquecer que são , e não toleram brincadeiras mais brutas. O Griffon de Bruxelas é portanto, um cachorro mais indicado para famílias que não tem crianças em casa, em especial crianças pequenas, e não é indicado para pessoas que passam todo o dia fora de casa. Os cães dessa raça gostam e precisam da companhia dos donos.
Como se trata de uma raça com um elevado nível de atividade, esses cães precisam exercitar-se diariamente de maneira adequada. São cães que precisam de estímulo físico e mental e devem receber a atenção necessária de seus donos. Esses charmosos cãezinhos estão sempre a procura da atenção de seus donos e costumam seguí-los por toda a casa. Brincadeiras dentro de casa e aulas de adestramento são sempre opções saúdaveis, muito indicadas para esses pequenos peludos. Passeios de coleira também são muito bem aceitos, recomendados para reduzir o nível de estresse e também para que eles possam se exercitar. |