Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
 

Afghan Hound


Tāzhī / Sage Baluchi / Lebrel Afegão
 
Afghan Hound
Afghan Hound

O Afghan Hound é um cão de aparência nobre, muito elegante, forte, de expressão oriental e imponente. Pelas formas extraordinariamente elegantes, os lebréis (galgos) foram durante séculos companheiros de príncipes e soberanos.

História da raça Afghan Hound

Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um lebrel de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido. As especulações sobre a origem da raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os afghan hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis.

Em seu país de origem, o Afghan Hound existe em três variedades: a de pelo curto, a de pelo em franjas e a de pelo longo e espesso, considerado o verdadeiro cão afegão das montanhas. Os tipos que podem-se encontrar perto da fronteira norte-oriental, isto é, perto do Irã, são de estatura alta e revelam claramente o seu parentesco com o Lebrel Persa (Saluki), de tipo dominante. O mesmo pode-se dizer do tipo das planícies baixas, mais curto, quase rechonchudo, talvez formado pelo cruzamento com pastores locais.

Como ambos os tipos fundamentais cumpriam tarefas distintas, também a sua constituição morfológica os distingue claramente. O afegão de franjas (tipo Saluki) vive nos desertos e estepes, corre grandes distâncias e possui um corpo mais alongado e membros posteriores um tanto retos, é um trotador típico.

O afegão da montanha é de estatura um pouco menor, o que lhe permite movimentar-se melhor sobre rochas, de dorso mais curto e membros posteriores muito angulados, sobre os quais se apoia para saltarvertiginosamente, é um típico galopador. Há ainda uma variedade mais, um tipo intermediário entre o Tazi Persa e o Tazi Afegão. o raríssimo Taigan Kirsghiz russo.

Os primeiros exemplares de Afghan Hound chegaram na Inglaterra no início do século 20, e um exemplar em específico, chamado Zardin, venceu de forma espetacular na exposição de 1907, realizada no Crystal Palace, em Londres. Ainda hoje é um glamuroso cão de exposição que deve combinar sua característica força e dignidade com uma longuíssima e sedosa pelagem, assim como uma certa expressão oriental.

Além de excepcional caçador, capaz de perseguir a presa se lhe for dada a oportunidade, o cão da raça Afghan Hound demonstra claramente, ainda hoje, o seu instinto e aptidão para o rebanho, sinal evidente de que corre por suas veias abundante sangue de pastor.

No cinema e na TV os cães da raça Afghan Hound também obtiveram seu espaço ao longo da história. Personagens caninos da raça estiveram em cena em vários filmes da Disney , como A Dama e o Vagabundo 2, 101 Dálmatas, 102 Dálmatas, entre outras produções cinematográficas como na comédia Marmaduke, de 2010. A raça também ficou conhecida após o anúncio da equipe de um cientista coreano que obteve com sucesso o primeiro clone canino, um Afghan Hound chamado Snuppy. Mesmo após controvérsias sobre os estudos realizados pela equipe, Snuppy foi reconhecido como o primeiro cão clonado da história.

Temperamento da Raça Afghan Hound

Os cães da raça Afghan Hound são conhecidos por, muitas vezes, mostrarem-se distantes e até mesmo teimosos. No entanto, o Afghan Hound apresenta baixo nível de dominância, pode ser adestrado e é um cão sociável. Em geral, é desconfiado e reservado com estranhos, sem ser agressivo. É um cachorro que precisa de um dono que saiba liderar e disciplinar, de maneira calma e gentil, sem agressividade. Responde melhor aos adultos, ou crianças mais velhas, e podem se mostrar desobedientes com proprietários que não saibam lidar adequadamente com seu temperamento. Os exemplares da raça Afghan Hound que não podem exercitar-se adequadamente, podem tornar-se excessivamente nervosos, ou por vezes tímidos.

Descrição e Aparência da Raça Afghan Hound

Digno e indiferente, com um olhar penetrante e com uma leve ferocidade, os exemplares da raça Afghan Hound são considerados cães independentes. A raça possui uma cabeça alongada, com o stop muito leve ou inexistente, e a mordedura em tesoura ou torquês. A trufa da raça Afghan Hound é de preferência preta, ou fígado, no caso dos exemplares de pelagem mais clara.

No focinho a raça possui pelagem curta, e sobre a cabeça apresenta um lindo e característico topete. As orelhas do Afghan Hound são de inserção baixa, bem próximas à cabeça e cobertas por uma linda pelagem, longa, fina e sedosa. Seus olhos tem aparência triangular, ligeiramente inclinados para cima do canto interno para o externo. São preferencialmente escuros, mas a cor dourada é igualmente aceita de acordo com o standard da raça.

A cauda tem poucos pelos, não é muito curta, e é portada alta quando o cão está em movimento. A movimentação dos exemplares da raça Afghan Hound é elástica, suave, com alta classe e estilo. A pelagem da raça é longa, de textura fina na região das costelas, nos membros e flancos. O pelo mostra-se curto e fechado a aprtir do ombro e ao longo da sela nos exemplares adultos. As orelhas e as pernas apresentam boa pelagem, que deve desenvolver-se naturalmente. Todas as cores são aceitas.

De grande porte, os cães machos da raça Afghan Hound tem entre 68 cm e 74 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já a altura das fêmeas deve ficar, em média, entre os 63 cm e os 69 cm.

 
 
  Ficha da Raça
Afghan Hound Raça

Afghan Hound

País de origem Afeganistão
Nome original Afghan Hound
Grupo 10 Cães Lebréis
Utilização Cão de Corrida, Cão de Companhia
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Digno, Indiferente, mas sociável
Adestrabilidade Baixa
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Kuvasz

Fila Brasileiro

Cães Lebréis

Afghan Hound

Borzoi

Greyhound

Saluki

Whippet

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Padrão oficial internacional da raça Afghan Hound (CBKC / FCI) - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Padrão da raça Afghan Hound na versão do American Kennel Club (AKC) - Em Inglês.
 
  Livros

N/A

 
 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.