Guia de Raças
RAÇAS RAÇAS RARAS GATOS CAVALOS FILHOTES
Adquira seu Filhote

Greyhound

 
Greyhound

Greyhound

O Greyhound, também chamado de Lebrel Inglês, é uma raça de cachorro oriunda da Grã-Bretanha, também conhecida por ser a mais rápida do mundo, chegando a atingir os 72 km/h. Sua origem é antiga, porém incerta. Sseus ancestrais, entre eles a provável presença do antigo Pharaoh Hound, teriam vivido no Oriente Médio e na Ásia nos idos de 7 000 a.C.

Estabelecida como raça na Grã-Bretanha durante o período saxônico, O Greyhound é um cão que foi inicialmente usado para caçar lebres, e, nos dias de hoje, é conhecido em todo o mundo como um cachorro dotado de um excepcional porte atlético, em virtude de seu físico aerodinâmico.

História da Raça Greyhound

Embora não haja unanimidade sobre a origem da raça Greyhound, os estudiosos consideram que esta raça poderia ter tido sua origem no Oriente Médio. Desenhos de cães deste tipo têm sido encontrados nas paredes de tumbas do Egito Antigo, datando de datas longíquas, como 7000 A.C.

Embora cães deste tipo tenham ontido notoriedade pela Europa ao longo dos anos, foi na Inglaterra que se desenvolveu o seu standard. Protótipo dos chamados cães lebréis, o Greyhound é bem conhecido para muitas pessoas. A conduta dos cães que caçavam a lebre é a origem do desenvolvimento do Greyhound como cão de corrida, sendo que apenas a chita supera o Greyhound em velocidade. Um Greyhound de corrida foi cronometrado a uma velocidade superior a de 72 km/h.

Descrição da Raça Greyhound

De construção forte, aprumado, de generosas proporções, o Greyhound demonstra espetacular força muscular, com formação simétrica, cabeça e pescoço longos, ombros bem delineados, oblíquos, peito profundo, tronco espaçoso e lombo ligeiramente arqueado.

Os cães desta raça apresentam uma cabeça de forma alongada, moderadamente larga, focinho de maxilares poderosos, bem cinzelados e stop ligeiro. Os olhos demonstram ar inteligente, são brilhantes, de forma oval, inseridos obliquamente e preferencialmente apresentando cor escura. As orelhas desta raça são pequenas, de textura fina, em forma de rosa.

Uma das caraterísticas típicas desta raça de cachorro, assim como de outros cães lebréis, é o longo e musculoso pescoço, elegamentemente arqueado e bem inserido nos ombros. A cauda é longa, mais grossa na raiz, inserida e portada baixa, ligeiramente curvada.

A pelagem desta elegante raça é curta, fina e bem fechada. De acordo com o standard internacional da raça Greyhound, as cores aceitas são o preto, branco, vermelho, azul, fulvo, castanho claro, tigrado, ou qualquer uma destas variedades com partes brancas.

De grande porte, o tamanho dos cães machos da raça Greyhound pode variar entre 71 e 76 cm, enquanto as fêmeas devem apresentar de 68 a 71 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

Temperamento da Raça Greyhound

O standard descreve o Greyhound como um cachorro inteligente, gentil, afetuoso e com temperamento equilibrado, dotado de notável vigor e resistência física.

Em se tratando de cães lebréis, sempre podemos considerá-los como cães de adestramento moderadamente difícil, especialmente para donos menos experientes. Com esta raça especificamente, não é diferente. Dotado de um comportamento de certa forma independente, o Greyhound pode se mostrar teimoso durante o treinamento e certamente responderá melhor aos métodos de adestramento que utilizam o reforço positivo.

 
  Ficha da Raça
Greyhound Raça

Greyhound

País de origem Grã-Bretanha
Nome orginal Greyhound
Grupo 10 Cães Lebréis
Utilização Cão de Corrida e Companhia
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Gentil, afetuoso, equilibrado
Adestrabilidade Média
  + Raças
 

Cães de Grande Porte

Bloodhound

Schnauzer Gigante

Mastino Napoletano

Pastor Alemão

São Bernardo

Kuvasz

Fila Brasileiro

Cães Lebréis

Afghan Hound

Borzoi

Greyhound

Saluki

Whippet

+ Raças de Cães

 
  Saiba +
Padrão da Raça (FCI)
Standard oficial internacional da raça Greyhound (CBKC / FCI) - Em português.
Padrão da Raça (AKC)
Standard oficial da raça na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês
 
  Livros


N/A


 


© 1997-2016 GUIADERACAS.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.